Enjoos matinais na gestação: como aliviar os sintomas

Enjoos matinais na gestação: como aliviar os sintomas

Um dos sintomas mais temidos pelas mamães são os enjoos matinais na gestação. Esse mal-estar é bem comum, afeta quase 80% das gestantes e causa um grande desconforto. Mas há situações em que isso vira um problema e os enjoos são fortes e frequentes.

Ainda que as náuseas não possam ser evitadas, existem algumas formas de melhorar esse incômodo. Nesse post, vamos explicar um pouco mais sobre a questão e como amenizá-la.

Por que os enjoos matinais ocorrem na gestação?

As causas dos enjoos matinais na gestação ainda não são totalmente conhecidas, mas parecem estar ligadas às rápidas mudanças hormonais do início da gravidez.

Para ajudar o organismo a manter o crescimento do bebê, o corpo da mulher começa a produzir mais estrogênio, progesterona e Beta hCG, que contribuem para o aparecimento de algumas mudanças sintomáticas.

Além da náusea, a gestante pode sentir azia, sensação de estar “empanturrada” mesmo comendo pouco e até um gosto metálico na boca.

A boa notícia é que, ainda que seja um sintoma bastante desconfortável, os enjoos matinais são perfeitamente normais e um indício de que a gravidez está indo bem, já que eles mostram que a produção de hormônios está satisfatória.

 

Quando os enjoos passam?

Normalmente, os enjoos matinais começam na 8ª semana de gestação e passam a melhorar entre a 13ª e a 14ª, quando se inicia o segundo trimestre.

Mas vale ressaltar que cada gravidez é única e não é possível precisar uma data para que os sintomas surjam ou desapareçam. Algumas mulheres podem sentir náuseas até a 19º semana, e outras passam toda a gravidez sentindo esse desconforto.

O mesmo pode ser dito sobre a gravidade do problema. Enquanto muitas gestantes não sentem nada, outras sentem um incômodo leve e outras sofrem com enjoos fortes e vômitos frequentes.

Por isso, o importante é manter o seu médico sempre a par de todos os sintomas. Ainda que seja uma condição normal, em alguns casos, os enjoos são tão intensos que impedem a mulher de se alimentar, causando perda de peso e desidratação.

Essa condição é chamada de hiperêmese gravídica e merece bastante atenção, porque pode trazer consequências também para o bebê.

 

Como amenizar os enjoos matinais na gestação

Na maioria dos casos, não é preciso nenhum tipo de medicação para ajudar a aliviar os enjoos matinais na gestação. Algumas mudanças de hábitos e dicas naturais podem reduzir bastante os sintomas. Veja os principais:

 

1. Faça refeições menores e frequentes

Durante a gravidez, o estômago da mulher esvazia mais lentamente. Por isso, o ideal é evitar grandes refeições e tentar consumir pequenas porções ao longo do dia. Assim, o sistema digestivo não vai ser sobrecarregado.

 

2. Mantenha-se hidratada

Além de ajudar a reduzir a retenção de líquidos, beber água durante todo o dia em pequenas doses pode ajudar a aliviar os enjoos. Caso a gestante sinta náusea ao se hidratar, ela pode tentar adicionar uma rodela de limão ou raspas de gengibre no copo, que costumam ajudar.

Outra possibilidade é aumentar o consumo de suco de frutas, como melancia, abacaxi ou limão. Água de coco, água com gás e chás de gengibre ou hortelã também podem ser excelentes aliados contra os enjoos matinais na gestação.

 

3. Aposte no gengibre e no limão

O gengibre é uma excelente opção para grávidas com náuseas. Isso porque a raiz tem propriedades antieméticas, que reduzem o enjoo, ajudam na digestão e diminuem a irritação da parede do estômago.

Ele pode ser consumido puro, em balas, na água ou chá.

Outro alimento que pode amenizar o desconforto é o limão, já que a fruta ajuda a diminuir a acidez estomacal e facilita a digestão. Portanto, vale testar a ingestão por meio de sucos, chás, na água ou com picolés de limão.

 

4. Consuma alimentos frios

Você já deve ter ouvido que tomar água gelada ou chupar gelo alivia os sintomas do enjoo na gravidez, e de fato isso pode ajudar! Da mesma forma, consumir alimentos frios, como iogurte, gelatina, picolé ou saladas.

Isso porque essas opções são mais leves e, portanto, digeridas mais facilmente, evitando as náuseas.

 

5. Evite alimentos picantes, gordurosos e com muito açúcar

Justamente por conta dessa digestão mais lenta, o ideal é que as mamães evitem comidas apimentadas e que sejam ricas em gorduras e açúcar.

 

6. Coma sempre que estiver se sentindo bem

Ainda que sejam mais frequentes pela manhã, os enjoos da gestação costumam ir e vir ao longo do dia. É importante que a mulher se alimente sempre que estiver se sentindo bem.

Algumas gestantes ficam com medo de comer por medo de vomitar, mas a fome pode desencadear as náuseas. Uma boa estratégia pode ser manter biscoitos de água e sal sempre à mão.

 

O estilo de vida pode piorar os enjoos

Ainda que a causa dos enjoos matinais na gestação seja hormonal, gestantes que possuem boa alimentação e praticam atividades físicas com regularidade têm menos probabilidade de sentir náuseas.

Cuidar de você é o primeiro passo para garantir uma gestação saudável, segura e tranquila! Nós estamos aqui para garantir que esse momento seja mágico e que todas as nossas pacientes estejam bem assistidas com uma equipe capacitada e humanizada.

Se estiver sentindo algum sintoma ou tiver alguma dúvida sobre esse assunto, não hesite em nos contatar!

Dra. Helga Pavan - Obstetra e Ginecologista Joinville

Dra. Helga Oliveira Pavan | Ginecologista e Obstetra - CRM 16791 | RQE 125749

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja Também