A gestação humanizada é o caminho para que a gestante tenha um parto tranquilo, sentindo-se segura e amparada por todos que estão ao seu redor. Chegar nesse momento depende do resultado de um trabalho em conjunto, que envolve não só a gestante, mas seu companheiro, obstetra e a equipe multidisciplinar que irá te acompanhar.
Para entender melhor sobre o conceito de gestação humanizada e como ela pode te ajudar com o que pode ser o momento mais importante e delicado de sua vida, continue lendo este artigo!
O que é gestação humanizada?
A gestação humanizada é um conceito relativamente novo e está diretamente relacionada com o parto humanizado. Na verdade, para que a gestante chegue a ter um parto humanizado, é preciso que toda a sua gestação tenha recebido uma atenção mais humanizada.
Uma gestação humanizada envolve os profissionais da saúde, o companheiro e os familiares da grávida, pois todos têm papel fundamental nesse processo, acompanhando as mudanças e as necessidades dessa mãe e desse bebê que está sendo gerado.
Todo o cuidado com a mãe, durante essa fase, é importante para proporcionar bem-estar ao bebê. É importante lembrar que o bebê não é afetado apenas pela saúde física e pela alimentação da mãe, mas também por seus sentimentos e emoções.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que as gestantes devem receber todo suporte à saúde, mas além disso, é preciso oferecer suporte emocional para as mulheres que estão gerando bebês. A gestação humanizada reduz o número de cesarianas.
Quais os objetivos da gestação humanizada?
O serviço de gestação humanizada tem como objetivo os cuidados com a parte íntima da mulher, preparando para o parto e prevenindo, por exemplo, incontinência urinária; cuidamos do bem estar através de sessões de drenagem linfática e cuidados com a beleza.
Também cuida da saúde física e emocional através de consultas com nutricionista e psicóloga. O cuidado se estende durante o trabalho de parto.
A humanização durante a gestação ajuda a aumentar a qualidade de vida das gestantes, diminuindo os níveis de estresse, tornando esse processo mais tranquilo e, consequentemente, reduzindo o número de cesáreas e até as taxas de mortalidade infantil e materna.
Quando as gestantes passam por um atendimento mais humanizado, o nível de tensão comum nessa fase é reduzido, isso ajuda a impedir o desenvolvimento de algumas doenças relacionadas com o estresse, como pressão alta e diabetes gestacional.
Atualmente, o atendimento gestacional humanizado só é possível porque há cada vez mais profissionais de saúde buscando esse tipo de capacitação.
Quais são as vantagens do atendimento humanizado durante a gestação?
No processo de gestação humanizada, a gestante participa de encontros terapêuticos e educativos, dinâmicas para incentivar a expressão de sentimentos, conversas para eliminar dúvidas, avaliação de bem-estar da mãe e do bebê, além de atividades para ajudar na preparação do parto natural.
Todas essas atividades são importantes e positivas durante a gestação, para o parto e até no pós-parto.
Isso porque, as atividades desenvolvidas com o foco no atendimento gestacional humanizado vão ajudar a estimular comportamentos saudáveis, promover conversas para que as mães possam falar sobre como estão se sentindo e possam tirar todas as suas dúvidas, com isso é possível evitar que doenças sejam desenvolvidas, proporcionar à mãe maior controle de suas emoções etc.
O ideal é que o processo de humanização comece antes mesmo da mulher engravidar. Ou seja, quando o casal ainda está fazendo planos para ter um bebê, a futura gestante já pode começar a ser atendida de forma mais humanizada.
A gestação e o nascimento devem ser encarados como momentos naturais na vida do ser humano, mas que precisam de cuidado e atenção durante esses nove meses que vão vir.
Equipe especializada
O Gênesis conta com obstetras e parceiros como a Bem Mulher para dar todo o suporte para um parto humanizado. Estamos prontos para cuidar de você!
Escrito por Fernanda Prust – Bem Mulher