Durante a gravidez, o inchaço é um fator bastante comum, por causa da retenção de líquido que aumenta muito. Ter uma dieta saudável e ingerir bastante líquido são fatores que ajudam a reduzir essa sensação, mas a drenagem linfática para gestantes também pode ser bastante benéfica.
Para entender melhor quais são as vantagens da drenagem linfática para gestantes e como a técnica pode ser utilizada, preparamos este artigo. Continue com a leitura e veja se esse procedimento é recomendado para você!
O que é a drenagem linfática para gestantes?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem aplicada no sistema linfático da pessoa. O sistema linfático é uma rede de órgãos que levam a linfa para o sistema circulatório. A linfa é um líquido orgânico composto por proteínas e lipídios, que é produzida por causa do excesso de líquidos que saem do sangue, por meio dos vasos capilares.
Durante a drenagem esse excesso de líquidos é encaminhado para os linfonodos, onde os leucócitos, nossas células de defesa, vão atacar qualquer substância que pode ser prejudicial para o corpo da gestante.
A drenagem linfática vai ajudar a estimular a velocidade das linfas, fazendo com que as substâncias impuras do organismo sejam eliminadas com maior facilidade e rapidez.
A drenagem linfática é indicada para todas as gestantes?
Se você é gestante e está com retenção de líquidos, com certeza essa técnica irá te ajudar, já sabemos também que as gestantes que iniciam antes de começarem a reter líquidos tem uma chance maior de acumular menos no final da gestação, período que a gestante mais sofre com o inchaço.
A drenagem linfática nada mais é do que o corpo da mulher já faz, porém iremos acelerar esse processo que está em déficit devido às alterações hormonais, peso e alterações fisiológicas.
Apesar disso, precisamos de uma consulta prévia para identificar algumas patologias que podem impossibilitar a gestante de se beneficiar da técnica. A técnica não é recomendada para gestantes com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda e outras doenças relacionadas ao sistema linfático.
Além disso, o procedimento deve ser realizado por um profissional especializado em tratamentos para gestantes. A barriga, as costas e os pés das grávidas são os locais em que há maior retenção de líquido, mas também possuem pontos de estímulo que podem provocar um parto prematuro.
Outro ponto importante, que as gestantes devem ficar atentas, é com relação a força que o profissional coloca no momento da massagem. A drenagem linfática manual é um procedimento leve, que não deve ser aplicado força em sua condução.
6 principais dúvidas sobre drenagem linfática para gestantes:
Há risco para o bebê?
A drenagem linfática é um procedimento seguro para os bebês. A massagem ativa apenas os sistemas linfático e venoso do corpo humano da gestante, não chegando a atingir o sistema linfático e sanguíneos do bebê.
Existe alguma posição mais segura para a gestante?
Em geral, a drenagem linfática para gestantes é feita de duas formas. A primeira é com a grávida deitada com a barriga para cima e a segunda é com a grávida deitada de lado, mas nada impede que a gestante fique em outra posição que proporcione mais conforto. Isso pode ser acordado com o fisioterapeuta.
De quanto em quanto tempo as gestantes devem fazer?
Depende muito da queixa da gestante e do quadro instalado, mas, a drenagem continua agindo por até 48h após realizada, então, normalmente as sessões seguem um intervalo de pelo menos 2 dias. Cada caso é um caso, procure sempre um obstetra ou um fisioterapeuta especializado para avaliar seu caso.
A drenagem oferece benefícios para o pós-parto?
Muito! Sabemos que a mulher que passa por uma cesariana, passou por uma cirurgia e toda cirurgia gera um processo inflamatório que fará com que ela acumule mais inchaço, então a drenagem é muito bem-vinda. Além disso, as alterações hormonais que ocorrem após o parto fazem com que a mulher retenha muito líquido.
As gestantes podem continuar fazendo drenagem depois do parto?
As contra indicações são as patologias descritas anteriormente, caso você não tenha nenhuma delas, pode sim, mas precisamos avaliar a necessidade dela, por isso, procure seu obstetra ou um fisioterapeuta de confiança. Além da drenagem, um bom fisioterapeuta irá realizar técnicas para ajudar na sua cicatrização (tanto da cesárea como de uma laceração) prevenindo limitações, dor ou até uma cicatriz inestética.
12 benefícios da drenagem linfática para gestantes:
A drenagem linfática oferece muitos benefícios para as gestantes. Por ser uma massagem bem leve, ajuda a diminuir o cansaço nas pernas e o desconforto em algumas regiões, como tornozelos e pés. De forma geral, os principais benefícios percebidos pelas gestantes são:
- Melhora a circulação sanguínea;
- Estimula a diminuição da celulite;
- Reduz o cansaço comum da gestação;
- Diminui o risco de desenvolver varizes;
- Diminui o inchaço nas pernas e nos pés;
- Ajuda o corpo a melhorar sua auto defesa;
- Ajuda a eliminar os líquidos do organismo;
- Proporciona benefícios até para o pós-parto;
- Melhora a nutrição das células e dos tecidos;
- Promove uma sensação agradável de relaxamento;
- Ajuda a gestante a ter uma gravidez com mais qualidade.
Antes de começar qualquer procedimento, no entanto, a gestante precisa conversar com o seu obstetra. O profissional deve autorizar a paciente a passar por qualquer tipo de procedimento estético ou de saúde.
Quer saber mais sobre esse procedimento? Converse com os parceiros do Gênesis.
Escrito por Fernanda Prust – Bem Mulher