Trajetória de Carreira
Como cheguei até aqui? Como tornei-me uma ginecologista apaixonada por partos? Como descobri na ginecologia uma forma de ver a vida com outros olhos?
Desde bem pequena, sempre quis ser médica, essa era a minha brincadeira de criança.
Não entendia muito bem o porquê, naquela época, mas lá no meu íntimo uma vozinha já me dizia qual era minha missão por aqui.
Quando a fantasia se transformou em realidade, finalmente entendi.
O poder de ajudar pessoas, de tratar a dor – não só física, muitas vezes da alma -, de trazer entendimento e tratamento para as diversas doenças que acometem a vida das mulheres, era o verdadeiro motivo que me movia para essa profissão.
Formei-me médica em 2005, na Universidade Federal de Pelotas. No final do 5º ano da faculdade, durante o estágio de ginecologia e obstetrícia, descobri minha paixão pela obstetrícia e pelos partos.
Participar de um momento tão único e especial na vida dessas famílias, mostrar o caminho seguro, servir de amparo e referência para minhas gestantes e suas famílias se tornou uma motivação para o restante de minha formação acadêmica.
Fiz residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, retornando para minha cidade natal em 2009.
Com o passar dos anos, associada às experiências vividas, o interesse pelo tema saúde da mulher aflorou ainda mais.
Foi então que decidi me reinventar como profissional e como mulher. Um novo desafio estava por vir. Decidi dedicar-me a implementar a saúde feminina de maneira mais inovadora, contemplando uma atuação mais abrangente.
Para mim, saúde feminina vai muito além de exames ginecológicos tradicionais ou de uma consulta de rotina protocolar de pré-natal.
Cada paciente é um ser único, com suas histórias, forma funcional distinta, queixas e necessidades diferentes. Procurar entender o que cada mulher necessita, com diálogo, carinho e atenção, é o primeiro passo para um processo de tratamento.
Durante minha trajetória profissional encontrei meu esposo. Fábio é uma pessoa de exatas – um engenheiro –, que traz para minha vida a organização, a lucidez e a calma de que eu preciso para enfrentar a montanha-russa emocional que às vezes me toma. Penso que se você é mulher vai me entender perfeitamente.
Juntos, curtimos duas gestações maravilhosas. A primeira nos trouxe a Catarina, uma menina encantadora, doce e meiga, na sequência veio Pedro, nosso menino furacão. Uma misturinha nossa que temperamos com um pouquinho mais de pimenta e que traz para nossa rotina muito mais movimento e energia.
Duas gestações muito saudáveis e dois partos normais lindos. Totalmente humanizados e que ficarão para sempre guardados em nossa memória.
Essa maravilhosa e inebriante experiência que busco repetir em cada parto de que participo. A sensação de segurança, amparo, felicidade e aconchego que tento levar para o antes, durante e após a gestação, sempre!
Formação Acadêmica
- Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL
- Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade Católica de Pelotas
- Título de Especialista em Acupuntura pelo Centro de Estudos de Acupuntura do Paraná
- Título de Qualificação em Ginecologia Infanto-Puberal, Sociedade Brasileira Ginecologia na Infância e Adolescência
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo
- Médica Obstetra e Ginecologista do Hospital Dona Helena
- Médica Diretora da Clínica Vanessa Engelmann
- Membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo
- Membro da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia - ABCGIN
- Cursando Pós-Graduação de Rejuvenescimento Íntimo Estética Vaginal - LATO SENSU